AS FLORZINHAS QUE SEGUEM DIKAS & TRUKES

domingo, 17 de abril de 2011

DEZ DIKAS PARA TIRAR MANCHAS


 
Quem gostou de Soluções Surpreendentes e Econômicas para Problemas Domésticos vai adorar o também lançamento da Seleções Respostas Imediatas para Problemas do Dia a Dia. Nele, o autor Jeff Bredenberg, fã assumido de descobrir formas melhores e mais inteligentes de fazer as coisas, ensina centenas de soluções rápidas para imprevistos do universo doméstico. De problemas elétricos a eliminação de insetos, arranhões em móveis a planejamento de festas, Jeff tem resposta pra tudo.
Mas quer coisa mais irritante – e frustrante! - do que manchar uma roupa e não saber como reparar o erro? Sim, amamos o capítulo sobre vestuários, especialmente a seção Na Lavanderia. E, é claro, vamos compartilhar com você as dicas milagrosas. Anote aí:
O guia está à venda no site www.selecoes.com.br ou pelo telefone 4004-2124. 


MANCHA DE CANETA – Coloque três folhas de papel-toalha, uma sobre a outra, dobradas ao meio, em uma superfície lisa como um balcão de cozinha. Coloque o bolsa da camisa sobre o papel toalha e despeje o álcool sobre a tinta. As folhas de papel-toalha irão absorver o álcool e tirar a tinta do tecido. Repita o processo quantas vezes for necessário. Depois enxágue com água. Se ainda houver sinal da mancha, esfregue-a com removedor de esmalte de unha (acetona). Enxágue e deixe de molho com um removedor de mancha como Vanish ou Ariel. Deixe agir pelo tempo recomendado na embalagem antes de lavar. 

MANCHA DE CAFÉ – Se você bebe café puro, a mancha será mais fácil de remover do que seria se tivesse leite, pois a proteína do leite trabalha contra você. Em ambos os casos, faça assim: segure a peça na água corrente, a mancha para baixo, e deixe água fria passar através dela por alguns minutos. Em seguida, esfregue sabão em pó ou um produto de pré-lavagem na mancha e deixe agir por cinco minutos. Então, lave como de costume. 
MOFO – Se a peça for branca e toda de algodão, e a mancha for relativamente nova, você está com sorte. Misture 2 colheres (sopa) de água sanitária a um terço de xícara de água e jogue sobre a mancha. Para roupas de cor e peças de tecido sintéticos, lave-os com alvejantes para todos os tipos de tecidos. Lembre-se de que, quanto mais antiga for a mancha, mais difícil será removê-la. 
MANCHAS NAS AXILAS – Suas roupas favoritas estão sendo arruinadas pelo que parecem ser marcas de suor amareladas. Você pode distinguir se elas são realmente causadas pela transpiração passando a mão pelo tecido. O suor pode manchar, mas o tecido permanece com uma textura normal. Marcas de antiperspirante ficam parecendo oleosas ou duras. Para algodão e linho, lave a peça com alvejante com cloro, de acordo com as indicações do rótulo. Use alvejante com oxigênio em qualquer tecido, sintético ou não. Esses métodos devem funcionar se a mancha for causada por antiperspirante ou suor. Peças de seda ou lã devem ser levadas para a lavanderia. 
MANCHAS DE BATOM – Removê-la pode ser complicado porque nem todos os batons são feitos com os mesmos componentes. Primeiro, tente esfregar sabão líquido para roupas na mancha antes de lavar. Se não funcionar e a roupa for branca, você pode usar um removedor de esmaltes à base de acetona para tirar a amancha. A acetona pode danificar roupas de cor, então, tome cuidado. E mesmo com peças brancas, antes de atacar a macha de batom, teste primeiro em um lugar que não apareça. 
MANCHA DE FERRUGEM – Se a roupa for lavável, polvilhe sal na mancha; não é preciso molhar antes. Depois, molhe a área com suco de limão fresco. Ponha a roupa ao sol, que ajuda a alvejar o tecido, por algumas horas. Lave para remover o suco de limão e o sal. Talvez você tenha de repetir o processo. Em roupas de cor, teste o método em um lugar não visível primeiro. Roupas que devem ser lavadas a seco devem ser levadas ao tintureiro
MANCHA DE SANGUE – Se for recente, a mancha sairá de imediato. O que você precisa é de um agente enzimático, e sua saliva é exatamente isso. Esfregue um pouco de saliva na mancha de sangue, enxágue e observe a mancha desaparecer. Este é um velho truque usado por estofadores, que costumam furar os dedos na hora de dar pontos em diversas camadas de tecido e forro. 
RESPINGO DE ÁGUA SANITÁRIA – Pode arruinar uma roupa. Especialistas em lavagem avisam que agir rapidamente é fundamental. Assim que notar o problema, siga estes passos: LAVE a peça com água fria. São necessários alguns minutos para remover a água sanitária da roupa. COLOQUE a peça em um balcão com uma toalha velha embaixo. Despeje amônia, que desativa a água sanitária, sobre a água. MOLHE um pedaço de pano com mais amônia e esfregue da borda para ao centro da mancha. Isso deve levar uns minutos. O resultado pode não ficar perfeito, você pode acabar com um ponto mais claro que o resto da roupa. PRECAUÇÃO: aplique a amônia em uma área bem ventilada e apenas após toda a água sanitária ter sido removida do tecido. A combinação de água sanitária e amônia pode resultar em um gás perigoso. 
MEIAS ENCARDIDAS – Meias brancas que adquiriram um tom de cinza ou amarelo, mesmo que você as tenha lavado com água sanitária, são um dos problemas de lavagem mais difíceis. Suas meias lavadas podem nunca mais ficar tão brancas como no dia que as comprou, mas aqui está a melhor aposta: ferva um pouco de água, coloque uma fatia de limão e adicione as meias. Deixe-as de molho por 15 a 30 minutos. 
COLARINHO – A parte de dentro do colarinho das camisas acumula oleosidade e sujeira da pele, o que pode deixar uma marca de sujeira no tecido. Xampu é a solução. Ponha um pouco de xampu no colarinho, esfregue-os suavemente com uma escova de dentes velha e lave como de costume. 
FONTE - AKI



2 comentários:

  1. eu tenho um vestido cor verde-água e ele manchou de brilho labial, lavei ele mas não adiantou, se poderem me ajudar eu agradeço. Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, não encontrei como retirar gloss de tecido, mas tente usar os mesmos métodos para retirar marcas de batom. Caso você consiga dessa forma ou de outra, por favor, comente para que possamos ajudar outras pessoas. Obrigada por visitar Dikas & Trukes. Volte sempre. Bj Dhoka

      Excluir

Obrigada pela visita ao "Dikas & Trukes".
Deixe seu comentário e seu contato para que eu possa te responder.
Volte sempre, pois a porta está aberta à todos.
Beijokas em seu coração
Dhoka Omixam

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recent Videos

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

ARQUIVOS DESTE BLOG