Material recolhido em lixão vira obra de arte em Avenida Brasil
Inspirado no aterro sanitário de Gramacho, cenário e casa de Lucinda reúnem vários objetos criativos e feitos manualmente. Avenida Brasil, a nova novela da Rede Globo, terá parte da trama vivida em um lixão. . A locação será palco de muitos conflitos, brigas e relações de amizade e amor
Vendo a sinopse da novela, me chamou a atenção o tema "Lixão X Reciclagem" . Um tema muito comentado hoje, pois a maioria dos lixões espalhados Brasil afora, são a única fonte de renda de muitas famílias brasileiras, que procuram seu sustento, alimento para levar aos filhos, e nem precisa-se dizer as condições desses restos. Mas ou eles comem isso, ou não comem. Por desespero, pais, mães e filhos, vasculham lixões. Também temos os catadores de recicláveis, onde já existem várias cooperativas, e estão sendo o trabalho honesto de muitos.
Inspirado no aterro sanitário de Gramacho.No lixão de "Avenida Brasil", existem dois opostos, comandados por dois ícones: Vera Holtz (Lucinda) e José de Abreu (Nilo).
Um misto de sentimentos que também pode ser visto na decoração do cenário.
Enquanto a casa de Nilo (José de Abreu) tem um aspecto pesado, inspirado no jeito rude e nas maldades de seu feitor, do outro lado, o enfeitado lar de Lucinda (Vera Holtz) representa bem o jeito bondoso da mãezona que faz de tudo para alegrar a rotina árdua de suas crianças. “Todo o material que está no lixão não é perecível e foi lavado". As casas e favelinhas também foram feitas com material reciclado.
Junto com a Marie Salles (figurinista da trama), encomendei peças para a composição do cenário e do figurino. Trabalhamos muito com lata, ferro e pet de todos os tipos. Desde a embalagem de doces a garrafas de plástico. Foi um trabalho muito rico, semelhante ao de uma novela de época”, explica a produtora de arte Ana Maria de Magalhães.
Sempre bem-humorada, Lucinda arruma um jeito de ver a vida de forma colorida e transforma o lixo em obra de arte. Latas, garrafas, tampinhas. Todo material reciclável é reaproveitado pela equipe da produção de arte. Jornais velhos são transformados em uma divertida cortina. O abajur reúne o fundo de latinhas de refrigerante.
Em cada cantinho da casa os objetos ganham um toque especial e se tornam um universo acolhedor para a criançada. Outra peça que chama atenção é a santa feita pelo designer Cristiano Raimundo de Souza. Encomendada para a novela, levou três meses para ficar pronta e foi feita manualmente com uma bandeja, embalagens de desodorante e latas.
“O universo está lírico. Utilizamos muitos materiais produzidos por artistas plásticos que trabalham com materiais do lixão de Gramacho, como flores feitas com ferro. Acho que foi o cenário que mais deu certo. Esse lixão vai dar o que falar”, aposta a produtora de arte.
Achei o tema interessante. Estou super afim de ver a novela.
ResponderExcluirA casa dela é muito interessante, curti.
Beijinhos!
Boa tarde amiga, ótimo post!
ResponderExcluirvim desejar ótimo fim de semana
e dizer que cheguei da viagem e
testei lá alguns daqueles produtos da Farmax,
vc comenta?
obrigada!
bjs♥
www.coisasdeladdy.com