AS FLORZINHAS QUE SEGUEM DIKAS & TRUKES

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ano Bissexto - este ano é bissexto

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.O presente ano (2012) é bissexto. O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016.
A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.
Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.
Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco. (Wikipédia)
CURIOSIDADE:
17 de outubro de 2006. O Observatório do Pico dos Dias (OPD), em Brazópolis (Sul de Minas) gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), recebeu no último domingo cerca de 1,3 mil visitantes. “Tarde e Noite de Portas Abertas” foi a primeira atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Itajubá. A maior curiosidade dos visitantes é sobre o telescópio Perkin Elmers, com 1,6 metro de diâmetro, sendo o maior em território brasileiro. “As pessoas ficam até meia hora na fila, com paciência, para observar. Este telescópio é a 'menina dos olhos' dos visitantes”, diz o astrônomo Alberto Ardila, responsável pela visitação pública. Para o Diretor do LNA, Albert Bruch, a visitação pública é considerada, pelo Laboratório, como uma atividade importante para a divulgação do trabalho do LNA. Segundo ele, foi a 4a vez na história de 26 anos do LNA que as portas do OPD se abriram à visitação pública, sem agendamento prévio, e a -3a vez em que foi permitido ao público fazer observações com os telescópios. Antes disso, Albert afirma que sentia uma grande curiosidade por parte da população, além de uma certa frustração por não ter acesso ao local e pouca informação sobre o trabalho desenvolvido no Laboratório. “Utilizamos recursos públicos e esta é uma forma de apresentar não só o que fazemos aqui, mas também mostrar que dá retorno para o país”, afirmou o Diretor.- O OPD é utilizado por astrônomos de todo o Brasil e de outros países para pesquisa profissional. Geralmente, as visitas públicas são agendadas e só acontecem durante o dia. Isso para não comprometer o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores.
 “Para operar um Observatório, não é barato. Sendo a missão do LNA fomentar as pesquisas científicas, devemos otimizar o uso dos recursos para garantir o maior retorno científico. Portanto, devemos zelar para que os pesquisadores possam realizar suas pesquisas sem sofrer interrupções”, disse o diretor. No domingo, o OPD recebeu visitantes de todos os tipos: curiosos, estudantes, moradores de cidades vizinhas etc. Thiago Antonio Franco Flores, estudante de Física, chegou no meio da tarde em excursão da Unicamp. Ao lado de alunos de outros cursos como Matemática e Engenharia, ele ficou no OPD até a noite. Rodrigo Silva Pinto, aluno do Centro de Educação Profissional de Itajubá, também foi em excursão. Ele e 13 colegas fretaram um veículo para subir os 1.680 metros do Pico dos Dias. Apesar de morar a menos de 30 km do Observatório, eles nunca tinham visitado o local. “É fantástico. A fotografia do lugar é muito bonita”, dizia ele logo depois de conhecer de perto o Perkin Elmers. Paulo Eduardo Levy e a esposa Maria Carolina subiram ao OPD equipados para fotografar. “O mais interessante é saber a altura em que estamos”, disse ele, que fotografa apenas por hobbie. As atividades da Semana Nacional de C&T prosseguem em Itajubá até sábado, dia 21. O LNA é uma das instituições que realiza a Semana na cidade, ao lado da Universidade Federal de Itajubá, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas, Faculdade de Medicina de Itajubá, Centro Universitário de Itajubá Universitas, Superintendência Regional de Ensino, Secretarias Municipais de Educação e C&T e Senac. A programação completa pode ser acessada nos endereços: http://www.lna.br ou http://www.prppg.unifei.edu.brsemanact2006

4 comentários:

  1. Dhoka!
    Ótimos esclarecimentos, relevantes para o entendimento.

    Cá estou para pedir sua opinião na resenha lá no blog:
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2012/02/divulgacao-alegre-e-amiga-71-editora.html
    Quando atingirmos 50 comentários, haverá sorteio de agenda + marcador personalizado.
    Aguardo você por lá e se gostar do blog e quiser seguir, agradeço.
    Caso queira divulgação ou comentário, só falar que retribuo com carinho, ok?
    Desejo uma semana produtiva, cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Minha flor,esse texto e bastante interessante, um post otimo.
    beijos
    hptt://cafeecetim.blogspot.com


    Ps: Não deixe de participar da troquinha de páscoa do café e cetim, sua participação é uma honra.

    ResponderExcluir
  3. Passando para desejar um lindo dia para você e ver as novidades!
    Muito legal esse post!
    Mais uma vez, obrigada pelo selinho!
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia querida !

    Tava procurando o selinho que vc me deu, mas num encontrei!

    PS: adorei a curiosidade do post!

    Passa lá em casa, ela tá de cara nova e tem selinhu pra vc tb, e link-me novinhu !

    Tudo feito pela minha Dinda Virtual a Line Cristiane http://linecristiane.blogspot.com/ e o Relbert do http://www.artenocorel.com.br/

    Eles são uns amores !

    Beijocas
    http://crisoliveiramimos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ao "Dikas & Trukes".
Deixe seu comentário e seu contato para que eu possa te responder.
Volte sempre, pois a porta está aberta à todos.
Beijokas em seu coração
Dhoka Omixam

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recent Videos

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

ARQUIVOS DESTE BLOG