AS FLORZINHAS QUE SEGUEM DIKAS & TRUKES

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

15º Desafio Blogueiras Unidas


Segunda filha do 
dentista Augusto Lopes Pontes, professor da Faculdade de Odontologia, e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, ao nascer em 26 de maio de 1914 em Salvador, Irmã Dulce recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes.


A sua vocação para trabalhar em benefício da população carente teve a influência direta da família, uma herança do pai que ela levou adiante, com o apoio decisivo da irmã, Dulcinha.
Em 8 de fevereiro de 1933, logo após a sua formatura como professora, Maria Rita entrava para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Pouco mais de um ano depois, em 15 de agosto de 1934, era ordenada freira, aos 20 anos de idade, recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
Os primeiros anos do trabalho da jovem missionária foram intensos. Em 1936, ela fundava a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário da Bahia. Em 1937, funda, juntamente com Frei Hildebrando Kruthaup, o Círculo Operário da Bahia, mantido com a arrecadação de três cinemas que ambos haviam construído através de doações - o Cine Roma, o Cine Plataforma e o Cine São Caetano. Em maio de 1939, Irmã Dulce inaugurava o Colégio Santo Antônio, escola pública voltada para operários e filhos de operários, no bairro da Massaranduba.
Nesse mesmo ano, Irmã Dulce invadiu cinco casas na Ilha dos Ratos, para abrigar doentes que recolhia nas ruas. Expulsa do lugar, ela peregrinou durante uma década, levando os seus doentes por vários lugares, até, por fim, instalá-los no galinheiro do Convento Santo Antônio, que improvisou em albergue e que deu origem ao Hospital Santo Antonio, o centro de um complexo médico, social e educacional que continua com as portas abertas para os pobres da Bahia e de todo o Brasil.

O incentivo para construir a sua obra, Irmã Dulce teve do povo baiano, de brasileiros dos diversos estados e de personalidades internacionais. Em 1988, ela foi indicada pelo então presidente da República, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Oito anos antes, no dia 7 de julho de 1980, Irmã Dulce ouviu do Papa João Paulo II, na sua primeira visita ao país, o incentivo para prosseguir com a sua obra.
Os dois voltariam a se encontrar em 20 de outubro de 1991, na segunda visita do Sumo Pontífice ao Brasil. João Paulo II fez questão de quebrar o rigor da sua agenda e foi ao Convento Santo Antônio visitar Irmã Dulce, já bastante debilitada, no seu leito de enferma. Cinco meses depois da visita do Papa, os baianos chorariam a morte do Anjo Bom. No velório, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, políticos, empresários, artistas, se misturavam a dor das milhares de pessoas simples, anônimas. Muitas delas, identificadas com o que poderíamos chamar do último nível da escala social, justamente para quem Irmã Dulce dedicou a sua obra.
Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos.
BEATIFICAÇÃO
Eram 18h05 do dia 22 de maio de 2011 e a Carta Apostólica que alçava Irmã Dulce à condição de Bem-aventurada acabava de ser lida pelo delegado papal Dom Geraldo Majella. Num domingo inesquecível, diante de 70 mil pessoas, a cerimônia da beatificação no Parque de Exposições de Salvador atingia o ápice com a inclusão da religiosa baiana Irmã Dulce (1914-1992) no rol dos beatos brasileiros.

MEMORIAL IRMÃ DULCE
Uma exposição permanente sobre o legado de amor e caridade de Irmã Dulce. Assim é o Memorial Irmã Dulce, inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira, e situado num prédio anexo ao Convento Santo Antônio, na sede da OSID. O hábito usado por ela, fotografias, documentos e objetos pessoais podem ser vistos no MID, que ainda preserva, intacto, o quarto de Irmã Dulce, onde está a cadeira na qual ela dormiu por mais de trinta anos por conta de uma promessa. Outros fatos marcantes da vida da Mãe dos Pobres são lembrados através de maquetes, livros, diplomas e medalhas. Entre as peças do acervo, está a imagem de Santo Antônio, do século XVIII, pertencente à família da religiosa, diante a qual ela costumava rezar. Nas Obras Sociais, ela costumava apresentar o santo aos visitantes como o "tesoureiro da casa". A visita ao Memorial se estende à Capela das Relíquias, no Santuário de Irmã Dulce, onde, desde junho de 2010, se encontra o túmulo que guarda suas relíquias. Parte integrante do Memorial, o núcleo de Memória da OSID reúne hoje um acervo de mais de nove mil peças, ajudando a preservar e manter vivos os ideais de Irmã Dulce.
Com entrada franca, o MID está aberto de terça a sábado, no horário das 10h às 17h, e aos domingos, das 10h às 15h. 
Veja mais no site da IRMÃ DULCE

 BAIXINHO DA ADEFILP, assim ficou conhecido José Carlos de Oliveira, Presidente e Fundador da ADEFILP - Assoc. dos Deficientes Físicos de Lençóis Pta, e da Interdef.
Radialista, já foi membro do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência.
Baixinho, como é conhecido, elabora toda a programação da Web-Rádio, além das gravações, de apoio, patrocinios, mensagens entre outros.



Informações sobre a Entidade:
Histórico: Há mais de 14 anos atrás quando a ADEFILP (Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista) foi fundada o panorama brasileiro acerca do tema “Pessoas com Deficiência” era bastante desanimador, pois de uma forma geral, o país trazia consigo uma situação culturalmente instalada, onde a PCD (Pessoa com Deficiência) era discriminada e desvalorizada em todas as áreas sociais – familiar, escolar, trabalhista, social.
            Assim, era preciso mobilizar pessoas, empresas, famílias, clubes de serviços e especialmente PCD para que juntos conseguimos transformar, pelo menos, a realidade da nossa cidade; provando que juntos, é que somos melhores.
Missão: A ADEFILP é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, que presta assistência diversificada as PCDs de acordo com suas necessidades.
            Aos que desejam associar-se na entidade, basta preencher a ficha de cadastro na sede, sem qualquer pagamento ou ônus aos associados.
            De acordo com o Estatuto da entidade não há qualquer restrição de sexo, cor, religião, classe econômica ou qualquer outra característica que nos diferencie dos demais.
Objetivos: Promover a convivência e a troca de experiências entre Pessoas com e sem Deficiência.
            Estimular a autonomia e a independência das PCAs.
            Favorecer a discussão e a implantação de ações que facilitem a vida de PCAs.
            Facilitar o tratamento de Reabilitação a seus associados.

Informações sobre público atendido:
Público Alvo: Deficientes, adolescentes e adultos de ambos os sexos, de todas as idades.
Capacidade de atendimento: de acordo com a demanda.
            A ADEFILP mantém em sua sede um prédio, onde são coletados, separados e vendidos materiais recicláveis, inclui-se também como ações aulas de Informática, distribuição de cestas básicas (quando existe doações de terceiros a nossa associação é distribuído ao nossos associados) também o auxilio em medicamentos, exames, manutenção de uma Equipe de Atletismo.

75º Jogos Abertos do Interior - Mogi das Cruzes /  SP - 2011



..:: É ouro - A equipe de atletismo PCD da Adefilp/Lutepel trouxe na bagagem cinco medalhas dos Jogos Abertos do Interior (Segunda Divisão), que aconteceu no dia 16/11, em Mogi das Cruzes. Eles conquistaram uma medalha de outro e quatro de prata.


Resultados.
F57-Geisiane Renata Barbosa Arremesso do peso 3.57 PRATA
F57-Geisiane Renata Barbosa Lançamento do Dardo 5.88 PRATA
F58-Diusaleia Oliveira Arremesso do peso 2.33 6º
F52-José Carlos de Oliveira Lançamento do Disco 5.34 PRATA
F53-Marcelo Miguel Galvão Lançamento do Disco 11.05 PRATA
F53-Marcelo Miguel Galvão Lançamento do Dardo 9.98 OURO

2ª DIVISÃO
Classificação Geral- PPD Masculino-Feminino
Class Municipio Pontos
1º Taquarituba 93
2º Santa Barbara D'Oeste 85
3º Catanduva 81
15º Lençóis Paulista 40
Conheça mais sobre a entidade no site da ADEFILP
Espero que outras pessoas sigam o mesmo caminho que desses exemplos.


8 comentários:

  1. Oi amiga querida!
    Parabéns, pela maravilhosa postagem e excelentes escolhas.
    Fico feliz em saber que este desafio está ajudando a divulgar tão NOBRE TRABALHO e DEDICAÇÃO!
    Obrigada por participar de nosso desafio!
    BEIJOCAS!

    ResponderExcluir
  2. parabéns o desafio ficou muito bom
    maravilhoso final de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Belas escolhas, são belos trabalhos, realmente gente que faz a diferença. Adorei sua postagem. bjus

    ResponderExcluir
  4. Que postagem linda, adorei! É sempre bom nos lembrarmos de que fazer o bem aos outros nos engrandece diante de Deus!! Parabéns

    Bjus
    www.esmaltices.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito bom post!
    Não conhecia bem a história de Irmã Dulce. Quanto desprendimento e dedicação, né?
    Cultura e informação! Parabéns!
    Telma

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, fiquei emocionada com seu post.
    Não tinha conhecimento sobre a ADELFIP. Gostei muito.
    Beijinh♥!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dhoka
    Agradecendo a visita e o comentário!
    Precisamos sempre lembrar daqueles que fizeram e fazem algo para melhorar o mundo e Martin Luther King é um dos maiores exemplos, para mim. Médico Sem Fronteiras, me emociono só de pensar neles.
    Também estou acompanhando seu blog!
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita ao "Dikas & Trukes".
Deixe seu comentário e seu contato para que eu possa te responder.
Volte sempre, pois a porta está aberta à todos.
Beijokas em seu coração
Dhoka Omixam

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recent Videos

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

ARQUIVOS DESTE BLOG